Notas sobre o esquema acima.
- 1 - Todas as medidas estão em milímetros.
- 2 - O desenho está em escala 1:1 em relação ao modelo construído. As medidas para as peças podem ser tomadas diretamente do desenho.
- 3 - A escala que pode ser vista ao centro da folha, entre as vistas das laterais e as vistas frontais e traseiras, serve para ajuste da impressão. Ajuste a escala de impressão para que a escala no desenho, fique com exatamente 50mm nos dois eixos. Com isso, todas as demais medidas estarão exatamente como descrito no esquema.
- 4 - As medidas para as peças internas, estão ajustadas para o uso de chapas de estireno de 1mm, como solicitado no desenho. Para outras medidas de espessura da chapa, as medidas deverão ser compensadas.
- 5 - Nas superfícies inclinadas da locomotiva, as medidas mudam conforme

a inclinação.
O teto, o nariz e a parte frontal, têm inclinações diferentes.
A espessura da chapa influi tremendamente no ajuste correto das junções. Mantenha as medidas solicitadas nas superfícies verticais e horizontais e compense as discrepâncias que aparecerem nas superfícies inclinadas.
- 6 - No desenho, não estão mostrados os furos necessários para os engates.
Na frente, se for usado engate tipo Kadee, deve-se fazer o furo de acordo com a altura necessária. Se não for usar engate tipo Kadee, estéticamente, é preferível não abrir o furo necessário para o engate no painel frontal.
Na traseira, o engate deve ser colado no corpo da locomotiva (providenciar suporte adequado) e se for usar o engate Frateschi, o tipo de construção da carcaça na parte traseira, já fornece o espaço necessário para ele funcionar adequadamente.

Voltar_ao_Início